Um exemplo é uma porta deslizante

A porta não pode ser levantada ou removida do seu lugar. Permite apenas deslizar para abri-lo. O movimento possível é restrito ao movimento deslizante por rolamentos.

https://www.rpmdobrasil.com.br/marca/880-misumi

O principal objetivo dos rolamentos é evitar o contato direto metal com metal entre dois elementos que estão em movimento relativo. Isto evita o atrito, a geração de calor e, em última análise, o desgaste das peças . Também reduz o consumo de energia à medida que o movimento deslizante é substituído por rolamento de baixo atrito.

Eles também transmitem a carga do elemento rotativo para a carcaça. Esta carga pode ser radial, axial ou uma combinação de ambas. Um rolamento também restringe a liberdade de movimento das peças móveis em direções predefinidas, conforme discutido acima.

Rolamentos de elementos rolantes – Os rolamentos de elementos rolantes contêm elementos rolantes em forma de esferas ou cilindros. Sabemos que é mais fácil rolar uma roda do que deslizá-la no chão, pois a magnitude do atrito de rolamento é menor do que o atrito de deslizamento. O mesmo princípio está em ação aqui. Os rolamentos de elementos rolantes são usados ​​para facilitar a livre movimentação de peças em movimento rotacional.

Mesmo quando precisamos de movimento linear em aplicações, é fácil converter movimento rotacional em movimento deslizante. Considere uma escada rolante ou um transportador. Embora o movimento seja linear, ele é movido por rolos acionados por motores.

Outro exemplo é uma bomba alternativa que pode converter a energia rotacional de um motor em movimento translacional com a ajuda de ligações. Em cada uma dessas aplicações, rolamentos de esferas são usados ​​para suportar eixos de motores, bem como eixos de outros rolos na montagem.